quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Qual a diferença entre Construção ecológica e Construção Sustentável?

   Qual a diferença entre Construção ecológica e Construção Sustentável?

É muito comum as pessoas se confundirem com os conceitos "Construção sustentável", "Construção ecológica", "Construção ecologicamente correta". A fim de tentar esclarecer um pouco esta questão, apresentaremos uma visão a cerca destes conceitos.

Inicialmente, é importante colocar alguns dados para balizarmos esta opinião:

Em média 30% de uma obra convencional é desperdício, ou seja, vira entulho que geralmente é despejado em caçambas as quais serão depositados em local inapropriado, seja em aterros e lixões, seja direto no "mato"como já presenciei algumas vezes.

Chamamos de construção convencional aquela que se utiliza principalmente o concreto armado  com formas de madeira e as paredes em tijolos, a famosa "alvenaria". Podemos citar algumas características deste tipo de sistema construtivo: 

  •   Usos de madeira para formas as quais não poderão ser reutilizadas;
  •      Quebra de tijolos durante o uso;
  •     Quebra de tijolos para passagem de instalações; 
  •       Erros de execução por falta de projetos ou quando tem, não é utilizado; e
  •       Resserviços.

Se formos citar todos os motivos do desperdício este artigo ficaria muito extenso, deste modo, vamos direto ao ponto.

Considerando esta realidade, como poderíamos conceituar as construções que tem a pegada da preservação dos recursos, proteção ao meio ambiente, e trabalho socialmente justo?

Vamos lá

Construção Ecológica - também conhecida como Bioconstrução - Trata-se de uma construção em que são observados itens como:
·         Projeto de Arquitetura visando a iluminação e ventilação; e
·         Utilização de materiais naturais, tais como; terra, madeira e bambu.




Construção sustentável  ou Construção eficiente - Uma construção sustentável e eficiente, deve atender os seguintes pontos:
  •  Projeto de Arquitetura visando a iluminação e ventilação natural; e
  •  Utilização de materiais cujos processos fabris atendem aos quesitos de eficiência energética e hídrica, reutilização de recursos e utilização de recursos renováveis, descarte de resíduos de forma adequada e ambiente de trabalho socialmente justo;
  • Durante o uso da edificação, sua utilização deve consumir o mínimo possível de recursos como água e energia;
  • Após o uso da edificação, ou seja, quando for demolida ou reformada, grande parte dos materiais retirados possam ser reutilizados ou reciclados.



Construção sustentável certificada ou certificável

Neste caso, a edificação deve atender aos pontos descritos nas duas definições descritas anteriormente com a diferença que deve atender critérios mensuráveis para a certificação, ou seja, todas as ações adotadas no empreendimento devem atender os critérios estabelecidos pela entidade certificadora.

E qual a melhor opção?

Depende do que precisa, se a certificação é importante para o empreendimento do ponto de vista da valorização por meio do marketing verde, então a Construção Sustentável Certificável é a melhor opção.

Se o cliente deseja construir uma edificação que tenha o menor impacto possível, Construção Ecológica ou Bioconstrução é a melhor opção.

Se deseja apenas minimizar os recursos e os resíduos na construção, operação, demolição e reforma, a construção sustentável e eficiente sem certificação é uma boa opção.  



   

Um comentário:

  1. Cara, muito legal isso! Contratei uma construtora e especifiquei bem como queria a construção da minha casa, priorizei a luz natura, por isso pedi janelas, portas e cortinas de vidro. Cara, estou amando o trabalho! Fora que além de bonita, irei economizar bastante na conta de luz.

    ResponderExcluir