sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Como fazer orçamento de estruturas em bambu?

Como orçar estruturas em bambu?

Elaborado pelo Eng. Civil Frederico Rosalino

Muitas pessoas me perguntam "como orçar estruturas em bambu?"

Todos sabem que o orçamento de uma obra é um dos principais problemas quando se deseja construir, principalmente em se tratando de uma construção não convencional.

Quando falamos de estrutura em concreto por exemplo, a grande maioria de concepções estruturais pode ser orçada facilmente considerando a área de forma, quilos de aço e metragem cúbica de concreto.

No entanto, não existem composições da PINI, SINAPI, ou quaisquer outras, para estruturas de bambu. Para estruturas de madeira, existem composições somente para as convencionais tesouras de telhados, pouco utilizadas quando pensamos no tipo de arquitetura que se tem praticado nos dias de hoje com estruturas de bambu e madeira.






http://votrongnghia.com/

Roberto Leconte


Para nós, que já temos longa experiência neste tipo de construção, ao longo do tempo fomos montado nossas próprias composições, o que ajuda muito, mas como cada obra é um desafio, cada orçamento é diferente do outro.

Como fazer então para orçar estruturas de madeira e bambu se não temos as composições?

Com o projeto de arquitetura e estrutural na mão, levante todos os quantitativos da estrutura, quantidade de madeira, ferragens, tirantes, vernizes, cobertura  e todos os demais elementos.

Veja quanto o seu carpinteiro irá cobrar para executar apenas a estrutura e a cobertura, pois os outros elementos como fundações, paredes, instalações, entre outros possuem composição já bem estabelecida.

Com o valor do carpinteiro, somamos o valor do material  e conseguimos saber o custo da estrutura, o restante é só buscar as composições SINAPI ou PINI.

É importante verificar a experiência do carpinteiro neste tipo de construção, caso não tenha, além de não ter qualidade de acabamento de uniões, no meio da obra ele pode pedir um reajuste e seu orçamento explodir.

Quando falamos em estrutura de bambu, é importante considerar que teremos entre 10% e 30% de perda de material, isso vai depender do porte da obra, quanto menor também menor a perda. 

Lembrando que o material que sobrar pode ser utilizado na confecção de móveis, detalhes de acabamento, paisagismo entre outros.

Importante também, no caso que você irá administrar a construção, após levantar todos os custos, é inserir os custos administrativos que variam entre 11% e 15% do valor total da obra, considerando material e mão de obra.

Cadaste-se no site bioestrutura.com.br e lhes enviaremos um projeto de uma pequena cobertura em bambu com os quantitativos de material, para que realize um um exercício prático.
Cobertura em estrutura de bambu que será disponibilizado o projeto com orçamento

Coloque preço em tudo e pergunte ao seu carpinteiro ou a você mesmo quanto sairia a mão de obra desta construção, coloque uma porcentagem de lucro e custos administrativos diretos e indiretos, e terá o valor final da obra.



6 comentários:

  1. Olá! Frederico
    Me envie, por favor, o orçamento.
    Abs.
    Virgilio de Senna
    Bambuzal Bahia

    ResponderExcluir
  2. Olá! Frederico
    Me envie, por favor, o orçamento.
    Abs.
    Virgilio de Senna
    Bambuzal Bahia

    ResponderExcluir
  3. pode pedir orçamento em www.mestredobras.pt

    ResponderExcluir
  4. Na dúvida, escolha o melhor orçamento para material de construção e reforme tudo com qualidade!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, veja também nossos produtos de Material para Construção na Marson

    ResponderExcluir
  6. vou usar essas dicas, vou comprar esse materiais em uma loja materiais eletricos zona norte sp ótimo conteúdo

    ResponderExcluir